sexta-feira, 22 de maio de 2009

As séries da minha vida ...

O desafio que o Sr. Naked nos lançou parece mais difícil do que é. Peguei num papel e caneta e comecei a "despejar" as séries que tinha visto ao longo da minha vida. Não são bem as séries que me marcaram profundamente, são mas aquelas que víamos ... algumas por falta de opção. Ao fim a lista já tinha mais de 20 nomes!!

Inevitavelmente este post será um pouco a repetição do que lançou este desafio, apenas com alguma excepções.

A 1ª série que vou referir é também o Dartacão. Foi tão significativa que decidi passar o legado ao meu "mais pequeno". Tenho a série em dvd e a música é o toque do telemóvel que o meu "mais pequeno" aprecia - ao ponto de ter já feito uma viagem de Aveiro até Lisboa a ouvir repetidamente "Era uma vez os 3, os famosos moscãoteiros. O pequeno Dartacão ...." e por aí fora, vezes sem conta. Deste género recordo-me igualmente da Abelha Maia (que também já saiu em dvd, mas não prendeu a atenção do meu "mais pequeno"). E o Verão Azul??? Na altura ainda não sabia assobiar e por isso devem conseguir imaginar a minha frustração!!!

A minha infância foi também marcada por séries de ficção norte-americanas. Todos os Domingos, às 19h, lá estava eu em frente ao televisor à espera do Michael Knight e do seu Kitt, que mais tarde foi substituído pelo engenhoso MacGyver. Durante a semana via na RTP2 a Missão Impossível (versão mais do que antiga, da década de 70) e o Fugitivo - acho que estas ainda eram a preto e branco, ou então era da televisão ... já não me lembro!!

Na adolescência foi definitivamente marcada por 90210 Beverly Hills. O Brandon e o Dylan faziam suspirar qualquer coração ... E nessa altura conheci verdadeiramente o sentimento da inveja ... tudo por causa daquelas Brenda e Kelly, mais os seus guarda roupas resplandecentes e BMW's topo de gama. Mas onde é que eu andava com a cabeça?!? Deviam ser as hormonas descontroladas ...

Já estou a meio!!

Na época da faculdade, como os professores nos davam conta do cérebro nas aulas ... tínhamos que desanuviar vendo comédias!!! Foi o tempo do Seinfeld, do Doido por ti, do Cheers , do Dharma e Greg e do Will and Grace. Curiosamente muitas destas séries continuam a passar actualmente em vários canais da televisão por cabo. É claro que numa referência ao humor não podia esquecer o inglês e referir o Fawlty Towers - Basil, Sybil, Polly e Manuel from Barcelona faziam-me rir até às lágrimas!!

CSI marca o início de uma nova era!!! Ainda hoje sigo as 3 equipas!!! Houve uma altura que até pensei que eu até daria uma boa CSI, mas depois lembrei-me das vezes em que eles têm que se meter dentro dos caixotes do lixo e têm que mexer em cadáveres gélidos ... Desisti da ideia!!! Depois de CSI (que aqui deve contar como 3 séries), passei também a acompanhar as Mentes Criminosas e Sem rasto - embora, confesso, já me começam a "chatear", pois a meio do episódio dou por mim a adivinhar o próximo passo da coisa! Séries que conseguem combinar muito bem mistério, inteligência e humor são o House e Ossos.

Acho que já passei as 15 ...

E depois há aquela série que para mim se diferencia de todas as outras ... Prison Break. Já aqui escrevi sobre ela ... mas volto a repetir que para mim não há nenhuma igual!!!

Para finalizar gostaria de fazer referência a uma série portuguesa fantástica - Conta-me como foi. Do melhor que já se fez em Portugal, embora continue a ser muito mal tratada na grelha televisiva (tenho que escrever um post sobre isto!!).

Tenho a certeza que a memória me atraiçoou neste post. Por isso se me lembrar de mais alguma série ... poderei fazer 1 adenda ao post.

2 comentários:

mada disse...

pois, minhas querida, tenho lá os ultimos episódios do prison break à minha espera para ver um destes dias. Mas olha que andam aí umas séries ainda melhores... temos de cuscar :)

trintona disse...

confesso que agora já não ando a seguir as novidades!!! não tenho tempo para tudo, por isso prefiro manter-me fiel às que já via!!! mas quero saber tudo, tudo sobre essas séries melhores ...