quarta-feira, 25 de julho de 2007

(Moi) meme

Estava eu a vaguear pela blogosfera, concretizando uma das mais de 100 desculpas para não trabalhar no mestrado, quando me deparei com um desafio colocado aqui: escrever um meme!

Mas que raio é um meme?, pensei ! Cusquei aqui e ali e vi que um meme é basicamente escrever sobre as coisas que mais gostamos e que, de algum modo, acabam por nos definir. Depois passa-se o desafio a outro.

Então, aqui vai.

Gosto de travar batalhas, de ultrapassar os meus limites, de stressar com cada desafio novo, de me empenhar na solução dos problemas que me surgem pela frente, sempre com a certeza que, quer me safe ou não, irei crescer, aprender! Gosto da adrenalina que me consome face a uma nova exigência, a uma nova tarefa. Quanto mais difícil melhor! Maior a energia com que vou acordar em cada dia! Maior a determinação, maior o esforço! Acordarei mais cedo, viverei mais intensamente o dia seguinte!

Depois, adoro ler. Adoro livros. Pequenos, grandes, de capas duras ou edições de bolso. De expressão portuguesa ou não, de autores antigos ou contemporâneos, romances, tragédias, contos... Adoro! É uma especie de enamoramento. Quando compro um livro novo, começo sempre por cheirá-lo e depois, com ou sem tempo, leio logo as primeiras páginas. Nalguns casos, apaixono-me de imediato e não consigo parar de ler. Já aqui dei conta de uma dessas experiências.

Também gosto de me identificar como uma cidadã do mundo e, portanto, adoro conhecer novos lugares, novas pessoas, novos sabores. Gosto de explorar cada lugar, fora dos circuitos dos guias turísticos, perdendo-me, falando com quem passa, arranhando umas palavras da lingua desse país. Quando não posso viajar, lá estou eu a googlar, a procurar o livro daquele autor ou aquele cd de um músico de uma tal nacionalidade...

Gosto de rir, rir muito, rir com vontade. Gosto de rir com uma boa piada, rir com os meus amigos, rir das minhas parvoíces e gafes... Sou uma optimista e, portanto, acho que não há nada melhor do que uma boa gargalhada, especialmente nos momentos menos bons.

Também gosto de falar, de tal modo que por vezes é díficil fazerem-me fechar a matraca! E gosto de cuscar, tenho que confessar! Não a cusquice maldosa, invejosa, de corte na casaca do outro. Gosto mesmo daquela cusquice de saber, com pormenor, como está a vida amorosa dos meus amigos, como é que o outro se está a safar no novo emprego, de resposta pormenorizada à minha enorme curiosidade. A cusquice natural de partilhar a vida das pessoas de quem gosto.

Gosto do campo, do cheiro característico de cada estação: flor de laranjeira na primavera, milho seco no verão, terra molhada pelas primeiras chuvas no outono, fumo das lareiras em pleno inverno. Também gosto da praia, de torrar ao sol, e da montanha! Gosto de tudo o que seja andar a passarinhar ao ar livre!

E, claro, já me ia esquecendo (quem me conhece já estaria a estranhar tal ausência), adoro comer!! Doces, salgados, quentes, frios... o que vier morre. E ás pessoas que, neste preciso momento, estão a pensar "Esta gaja tem bicha solitária", fica aqui um esclarecimento: eu posso até ter uma bicha, mas não é solitária! Ainda agora lhe mandei um arrozinho de lulas para lhe fazer companhia!!

Finalmente, sou muito feliz porque tenho amigos e sei que, em qualquer momento, eles estão lá com os seus dois ombros. Adoro o meu amor, sem dúvida o amor da minha vida! E acredito em Deus, comigo em cada instante, que faz de mim uma pessoa melhor em cada momento.

E passo a bola à minha sócia nesta Central, a Trintona, e às madrinhas deste blog, Ariel e Moça do Filete.

6 comentários:

Anónimo disse...

Toi même!!! É por estas, e mais mil e uma razões, que desde 1995 somos amigas do peito. Continua a ser a pessoa especial que és!

Bjs,
K

cris disse...

q linda, gostei de ler. e, sim, esta és tu. e podes continuar... ;)

moça do filete disse...

minha linda...que grande batata me passaste....
ai ai...vamos ver se consigo estar à altura deste desafio!

moça do filete disse...

minha linda...que grande batata me passaste....
ai ai...vamos ver se consigo estar à altura deste desafio!

Madalena Duarte disse...

adorei este teu post... mesmo. ainda não escrevi, mas vou aceitar o teu desafio...!!!

trintinha disse...

Obrigada a todas! Um grande beijinho, com muitas saudadinhas!