quinta-feira, 5 de julho de 2007

5 di Julho é sinal di liberdadi!

Cabo Verde celebra hoje o 32º aniversário da sua independência e eu não podia deixar de cantar aqui os parabéns!

Começando pela independência, não foi isenta de controvérsias. Esta solução era óbvia para Angola, Guiné-Bissau ou Moçambique, mas não era tão automática para Cabo Verde, onde não tinha havido luta armada. Após o 25 de Abril, Portugal reconheceu o direito à autodeterminação a Cabo Verde. No entanto, o PAIGC foi eleito como único interlocutor para a negociação dos processos de independência da Guiné Bissau e de Cabo Verde. Deste modo, os movimentos adeptos da realização de um referendo, onde o povo caboverdiano pudesse escolher entre a independência ou um estatuto de autonomia ligado a Portugal, não foram ouvidos. Assim, a 5 de Julho de 1975, Cabo Verde tornava-se independente.

Depois de 1975, seguiram-se tempos politica e economicamente conturbados, e não vou aqui deter-me sobre eles. Conta sim, neste aniversário, dar os parabéns a Cabo Verde e aos caboverdianos. Afinal:
- apesar da grande escassez de recursos, Cabo Verde apresenta um desenvolvimento notável, ocupando, actualmente, a 106ª posição do Indice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. É o 1º PALOP e o 2º país africano com melhor posição neste índice;
- O povo caboverdiano é dos mais acolhedores que conheço;
- A gastronomia caboverdeana é excelente e tem duas grandes qualidades: a quantidade e a sustança! Não há cá pratos com uma folha de alface no meio. Impossível não engordar!
- Cabo Verde tem uma riqueza cultural extraordinária. Da música de Cesária, Tito Paris ou Bao, à escrita divertida, deliciosa, de Germano de Almeida, quanto mais se conhece, mais se quer conhecer;
- E, last but not least, a beleza natural das ilhas de Cabo Verde. Infelizmente, não conheço todas, mas recordo, com muita saudade, a praia do Tarrafal (Santiago), as cores de Santo Antão, as baías de São Vicente e a areia branquíssima do Sal. E claro, impossível mesmo, é esquecer o sentimento de criatura insignificante junto ao colossal vulcão do Fogo (foto). É tão bonito!:)

2 comentários:

Pé de Tulipe disse...

Ai, como é boa a vida que há para além das teses...

trintinha disse...

Podes crer, Tulipe! Por enquanto, posso apenas sonhar com essa vida boa :(