terça-feira, 19 de junho de 2007

Exame nacional de matemática

O público de hoje dedicou uma página inteira ao exame nacional de matemática, ainda antes de se realizar. E porquê? Porque, este ano, o exame tem mais 30 minutos do que nos anos anteriores e vai decorrer das 11.30 às 14 horas.

Que o horário pudesse ser melhor escolhido, não colidindo com a hora de almoço, até posso concordar. Mas que o Público dedique uma página inteira ao assunto, para dizer essencialmente que os alunos podem não comer antes do exame, ter uma fraqueza no decurso da prova e obter maus resultados já me parece demais. Mais, sugerir que o Ministério da Educação possa ser responsabilizado pelos maus resultados de alunos que não comeram antes do exame e não conseguiram concentrar-se por causa da fome, parece-me anedótico. Quer dizer, se eu hoje não comer nada e me der um piripaque no trabalho, a culpa é do meu chefe? Tenham paciência!

Já estou mesmo a imaginar as justificações dos pobres alunos que possam tirar más notas: “Ai! UI! Tive uma má nota porque com os nervos não consegui comer nada antes do exame e depois bloqueei” ou então “É pá, eu nunca como de manhã e apesar de hoje ter um exame que durava 3 horas, não quis mudar a rotina. Depois, tive uma fraqueza e saí a meio” ou melhor ainda “Eu sou anoréctico e nunca como nada, mas hoje senti fome durante o exame de matemática e não pude sair. Então fui parar ao hospital e chumbei ao exame”.

A meu ver, se alunos do 12º ano não tomam o pequeno-almoço nem comem nada antes de um exame que dura quase 3 horas, então é porque não conhecem as regras mais básicas da alimentação humana, que é dada logo no ensino primário. Portanto, não vale a pena irem para a universidade! Eu, como contribuinte, temo que os meus impostos sirvam para financiar os estudos superiores deste tipo de pessoas: quem sabe um dia não sou acusada porque um aluno desmaiou numa festa académica com a bebedeira? Afinal se não tivesse entrado numa universidade pública, não frequentaria festas académicas, não teria apanhado bebedeiras nem caído.

Aliás, esta lógica é interessante. No fundo, se me der uma tontura aqui frente ao computador, poderei sempre culpar a comunidade blogosférica. Afinal, por vossa causa, já estou aqui há uns 20 minutos sem comer!

7 comentários:

naked sniper disse...

com este tipo de argumentação, tu só podes ser comuna

BUHH!!!

moça do filete disse...

hilariante...
e tu 20 minutos sem comer é obra...
brincadeirinha!

moça do filete disse...

hilariante...
e tu 20 minutos sem comer é obra...
brincadeirinha!

Anónimo disse...

Sim ... Tu sem comeres ... és um perigo!!

trintinha disse...

Sniperzinho: Olhe que não! Olhe que não!

trintinha disse...

Moça do filete: agora que entrei nos trintas, já consigo disciplinar-me e estar 30 minutos sem petiscar! Há que pensar na linha:)

trintinha disse...

t: é verdade:)