quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Linha de gastronomia: Trafaria!



Em 1901, a rainha D. Amélia (mulher de D. Carlos I) deslocou-se à Trafaria para inaugurar a primeira colónia balnear que existiu em Portugal. Hoje, a Trafaria está longe de ser a estância turística que um dia se desejou, mas é um local que, sem dúvida, merece uma visita.

Trata-se de pequena povoação de pescadores, no concelho de Almada, com uma vista fantástica sobre a margem norte do Tejo. Quem quiser ter uma outra perspectiva da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos, tem que dar visitar a Trafaria! Além disso, poderá degustar uma série de pratos maravilhosos, a preços acessíveis, nos diversos restaurantes à beira rio.

Iniciado o Verão e o período de férias escolares, começa o meu período da engorda! Como não há sítios para almoçar junto ao meu local de trabalho, passo a degustar as maravilhas gastronómicas que a margem sul oferece: cataplana de marisco na Costa da Caparica, carvoadas do Porto Brandão, bóbó de camarão do Atira-te ao Rio, em Almada (um destes dias vou escrever especialmente sobre este restaurante maravilhoso!), lulas grelhadas no Chafariz (Monte da Caparica), caldeirada de Marisco na Trafaria!

A margem sul não é um deserto!

Sem comentários: