terça-feira, 31 de março de 2009

A história das Alheiras ...


A tradição já não é o que era.

Quem conhece a equipa que faz trinta por uma linha sabe o grande apreço que tem por tudo o que é prato gastronómico. As Alheiras são-nos particularmente queridas pelas mais diversas razões, que não vão ser agora objecto de discurso.

Sendo tão grande apreciadora desse centenário enchido chamou-me a atenção uma notícia da RTP que dava conta de uma inovação no sector dos fumeiros: uma empresa de Mirandela inventou ALHEIRAS DE BACALHAU!!! Mas que raio de coisa!!!

As Alheiras voltaram a ter a sua função original de ludibriação. Passo a explicar ...
Há quem já se tenha cansado de me ouvir contar a HISTÓRIA DAS ALHEIRAS. Deixo aqui a versão mais resumida possível. Idade Média - Os judeus, impedidos pela sua crença religiosa de comer carne de porco, criam um enchido à base de carnes de aves, que aos olhos da Inquisição passariam por um comum enchido de porco. Ou seja, o que parece por vezes não é!!! E os judeus conseguem assim ludibriar os inquisidores e fugir às suas perseguições.

Hoje, em pleno século XXI, a história repete-se, felizmente com outros propósitos ... O que parece ser uma apetitosa alheira de carnes ... não é!!! É um enchido de bacalhau.

Confesso que estou reticente em provar tal iguaria, apesar de ter uma mente muito aberta!! Quando experimentar ... deixarei aqui o meu feed-back. Me aguardem ...

4 comentários:

trintinha disse...

Alheira de bacalhau??? Humph... Não sei... Talvez... É uma questão de experimentar...

trintona disse...

Que tal combinarmos um almoço de alheira de bacalhau??? era mais uma desculpa para nos encontramos e recordar-mos mais histórias das alheiras!

trintinha disse...

Ora aí está uma bela ideia!!! Vamos lá marcar essa comesaina!!!!

madalena disse...

ver a célebre história das alheiras publicadas fez-me ir às lágrimas :))) Velhos tempos. Desde já me faço convidada para o almoço (embora as alheiras não sejam o meu forte) :)