sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Elizabeth...


Ontem fui ao cinema, para ver a continuação de um filme que adorei: o Elisabeth. O primeiro filme revela-nos a personalidade determinada, decidida e temperamental da filha de Henrique VIII, que em 1558 assumiu o trono inglês. Este segundo foca o papel de Elisabeth na luta contra a Invencível Armada espanhola que, em 1588, avançou pelo Canal da Mancha para ocupar a Inglaterra.

O filme demonstra, com grande qualidade, as intrigas que minaram o reinado de Elisabeth, bem como uma certa permanente contradição individual entre o poder e a determinação que a caracterizam como raínha e uma certa fragilidade e insegurança associadas à sua necessidade de ser amada apenas como mulher. Cate Blanchett prova, mais uma vez, que é uma actriz brilhante, dando corpo à imensidão de sentimentos e atitudes desta raínha emblemática.

Apesar de tudo isto, o filme não me surpreendeu. Foi mais do mesmo! Lembro-me que quando vi o primeiro filme, saí da sala com vontade de entrar novamente. Desta vez, saí do cinema a pensar que poderia esperar que o filme estivesse disponível em dvd...

Sem comentários: