segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Rally Dakar ... ou não?!

Há coisas que por mais que tente não me entram na cabeça.

Se podemos falar em imagens subliminares, penso que também se poderá pensar em expressões subliminares. Quando ouço a expressão "Paris-Dakar" ou "Rally Dakar" associo imediatamente à dura prova automobilistica que liga, no inicio de cada ano, a Europa a Àfrica. Mas este ano não foi assim.

Em 1977 (grande ano, por sinal!!!) Thierry Sabine perdeu-se no deserto da Libia - nas intermináveis areias do deserto africano - mas achou a experiência tão interessante que decidiu partilha-la. Idealizou, então, o Rally Paris-Dakar que teve inicio em 1979.


O percurso da prova sofreu alterações ao longo dos 30 anos de existência. Em 1985, pela 1ª vez na sua história, a prova não teve inicio em Paris, e 10 anos volvidos a partida não ocorreu em solo francês, mas sim em Espanha. Mais tarde foi a vez de Portugal ser o ponto de partida da competição. Dakar, a capital do Senegal, foi quase sempre o ponto de chegada da duríssima competição. A prova sempre trilhou os territórios europeu e africano!!

O ano passado por questões de segurança, a prova foi cancelada. E, aparentemente, pelos mesmos motivos a organização decidiu rumar ao continente americano, acrescentando que o "Dakar has always been an international nomad event" e que sempre desejaram "to explore the deserts of the world".

Mas aqui reside a minha dúvida ... continuamos perante o verdadeiro Rally Dakar?

Do meu ponto de vista estamos perante a deslocalização (e não apenas no sentido geográfico) do Dakar. Também este foi "vitima" da globalização. Deixou de ser um "património" europeu e africano, para passar a ser do mundo!!!

1 comentário:

Madalena Duarte disse...

Pois, o ralli dakar sem dakar é o mesmo que uma mousse de chocolate, sem o dito ou, até, um crepe himalaia sem duas bolas monstras de gelado (you know what I mean) :)