Amiguinhos, leitores pontuais, comunidade blogosférica em geral: estou de volta! Infelizmente, com a minha entidade patronal a transformar-se numa ditadura, só hoje arranjei um tempinho para partilhar convosco as impressões da Lituânia.
Estive em Vilnius e Trakai, a actual e uma das antigas capitais da Lituânia.
Começando por Vilnius, não é uma cidade que nos entre olhos e alma adentro, mas é bastante bonita e acolhedora! Fez-me lembrar Aveiro numa escala maior! Tem muitos espaços verdes e um centro histórico muito bonito. Ah! E deve ser a cidade com maior concentração de locais de culto do mundo: a cada esquina há uma igreja católica, uma igreja ortodoxa ou uma sinagoga! Por outro lado, é uma cidade muito organizada e cuidada. Todos os edifícios antigos estão impecavelmente recuperados e não se vê um papel ou uma beata de cigarro no chão!! Ao olhar para ruas tão limpas, não consegui deixar de pensar que nós portugueses somos uns grandes badalhocos e temos mesmo que ser educados para respeitar o espaço público! Educação cidadã faz-nos muita falta!
Quanto a Trakai, é uma pequena península situada no meio de quatro grandes lagos! Entra-nos pelos olhos e alma adentro! É um cenário lindíssimo! A pequena vila tem apenas um castelo como atracção turística, mas a paisagem natural é brutal! Adorei a visita!
Em termos de preços, a Lituânia não é nada cara! Em Vilnius, visitei o museu em memória das vítimas do regime soviético, instalado na antiga sede do KGB na Lituânia, e paguei menos de um euro! E o museu é excelente, ainda que não aconselhável ás pessoas mais sensíveis! Por outro lado, sempre comi por menos de 5 euros, inclusive no próprio hotel onde fiquei!
E, claro, não poderia deixar de falar nisto: a comida é boa!!! É, sim senhor!!! Têm alguns pratos estranhos como uma sopa fria cor-de-rosa que é servida com batatas fritas ao lado, mas eu comi e gostei!! Depois, também enfardei várias vezes uma espécie de rissóis em tamanho gigante, com carne moída lá dentro, que segundo me disseram é especialidade lituana, e também me agradou!!
A língua é que é uma trapalhada do caraças, mas eu aprendi rapidamente as palavras básicas do desenrascanço: Restauranas (restaurante), Baras (bar); Olá (Labas) ; Por favor (Prasao); Obrigada (Aciu) e taxi (taksi)! Adorei a televisão lituana: tudo é dobrado em lituano, mas ouvem-se as vozes originais, tipo documentários do national geografic que passam na RTP1. E o que é mais cómico é que cada filme é integralmente dobrado por apenas uma pessoa, não há cá vozes de homem e mulher! Foi assim bastante divertido ver bocados do indiana jones dobrado para lituano, com as vozes do harrison ford e do sean connery dobrados por uma voz feminina!!!
Dentro de dias, assim que eu descubra onde escondi o cabo usb da máquina fotográfica, partilho convosco as fotos desta viagem!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
essa de ser a mesma pessoa a dobrar deve ser lindo :). Fotos, queremos fotos e força aí contra a ditadura (o sr que não se esqueça que quase todas as ditaduras enfrentam, mais cedo ou mais tarde uma revolução eh eh)
As fotos já cá estão e a revolução já me pareceu mais longe!!!:)
Enviar um comentário